Saturday, November 04, 2006



Hoje em dia, todos nós ouvimos falar de futebol, como sendo o desporto-rei...independentemente de todas as outras modalidades desportivas que possam existir no mundo . Mas se questionar acerca da imagem aqui apresentada, 'O Patricio', ninguem me saberá dizer o que ele representou, em que ano ou até mesmo porquê.. É triste mas é verdade!

O Patrício foi a figura popular que representou o Campeonato Europeu de futebol, entre Portugal e França, no ano de 1984, em que saímos vencedores. O Patrício foi sujeito a um concurso que pedia uma figura popular. O autor do mesmo, Raul de Carvalho, apresentou 4 versões, entre eles o Lusitano, inspirado em Viriato; o Portugalito, que tinha como padrinho D. Afonso henriques; o Zé Luso, que descendia do Zé Povinho, e finalmente um novo Zé Luso, a quem pôs uma guitarra nas unhas e ao qual deu o nome de Patricio.Entre 300 trabalhos, este foi o escolhido!!

A guitarra, associada ao Fado, tradição Portuguesa,ainda hoje é um dos nossos cartões de visita no estrangeiro. Está também ligada ao emigrante, que infelizmente abunda em França. A guitarra tem um duplo simbolismo...tem implicitas as cores da nossa bandeira nacional, e representa a saudade...a saudade dos titulos conquistados, a saudade dos antigos campeões, dos troféus que brilharam em dias de glória, é a saudade dos campeonatos que passaram e de todos os que nos deixaram, mas que serão sempre recordados, tal como a homenagem que quero prestar com este blog.

1 Comments:

Blogger Jose Luis said...

Este Boneco , e um simbolo que marcou a minha infancia e a minha vida apesar de nunca lhe ter chamado PAI , consideravao e foi para mim , educou-me , nunca me deixou faltar nada , e marcou me o 13 o 17 os seus numeros , O Luar , que era a sua marca

Jose Luis

5:02 AM  

Post a Comment

<< Home